A volta do espetáculo sobre rodas
Após um hiato de dois anos, eis que a inconfundível NASCAR está de volta em uma versão pixelizada. Sim, a forma traiçoeira das corridas ainda é a mesma: centenas de voltas, inimigos jurados dentro da pista, velocidade insana e — talvez a porção mais idiossincrática da fórmula — batidas espetaculares envolvendo diversos carros de uma vez só e espalhando destroços pela pista.
O que parece ter mudado em NASCAR The Game 2011, entretanto, é o tratamento dessa experiência dentro de um jogo de video game. Desenvolvido pela Eutechnix, a franquia ressurge agora muito mais fiel à sua contraparte física, tanto na velocidade quanto nos atributos que tornam a coisa toda mais acreditável. Cá entre nós: há quem diga que a softhouse anda bebendo da mesma fonte que a Codemasters — responsável por GRiD e DiRT.
Novas cartas na manga
Logo nas primeiras imagens de NASCAR 2011, já é possível comprovar que o resultado final deve ser bem mais intenso do que as edições anteriores da franquia. A começar pela visão do cockpit: você realmente pode se sentir dentro de um carro de corrida, com uma visão limitada pelas formas do carro e chacoalhadas constantes de adversários forçando a ultrapassagem.
Mas também há algumas novidades não tão realistas, por assim dizer. A opção flashback, por exemplo. Para quem não conhece, trata-se daquele recurso que permite que se “rebobine” alguns segundos de corrida — para algum momento antes daquele em que você escorregou na pista e disse um palavrão. Ok, a coisa parece até um pouco mais justa, já que pode ser realmente frustrante cometer um erro estúpido na última volta da Indy 500.
Modos de jogo
Os modos de jogo não vão realmente muito além do óbvio. Há o clássico “Quick Play” (corrida rápida e descompromissada), e também há o “Modo Carreira”, no qual é possível vislumbrar algum futuro para a sua carreira como piloto.
A novidade é a modalidade “Eliminator”, na qual o último colocado de cada volta é sumariamente eliminado da corrida. Também há o modo online, é claro, no qual podem competir até 16 corredores simultaneamente.
Ganhe pontos por não dirigir feito um idiota
Os pilotos mais habilidosos têm em NASCAR 2011 um motivo extra para manter-se sempre de acordo na pista. São os NXP, ou “NASCAR Experience Points”. A regra para acumulá-los é bastante simples: faça as coisas direito. Isso significa: fazer ultrapassagens limpas — sem destroçar tudo em volta — e levar um percurso razoavelmente “otimizado”. Sim, alguns drifts também podem ajudar.
Ah, as batidas...
Ok, preconceitos à parte, uma corrida de NASCAR não seria a mesma sem algumas batidas espetaculares. E isso encontra-se fielmente retratado em NASCAR 2011. Destroços pelos ares, carros rodopiando na pista insanamente ou mesmo decolando contra o alambrado — terminando como bolas incandescentes de metal retorcido.
Bem, e depois das batidas, tudo certo? Não mesmo. Uma batida de grandes proporções provavelmente vai largar um belo amontoado de entulhos pela pista. E isso pode ser bem desagradável para os demais pilotos — forçando um pit stop extra para substituir pneus ou partes inteiras da carenagem.
Cuidado para não pisar nos calos de ninguém
A Eutechnix ainda promete um adicional bem interessante para quem for fã das corridas reais. Basicamente, a desenvolvedora pretende captar os traços de cada piloto da NASCAR, a fim de tornar a experiência final ainda mais realista.
Mas a coisa vai ainda mais além. Você pode até mesmo desenvolver uma inconveniente inimizade com sujeitos como Jeff Gordon ou Mark Martin. Se isso acontecer, é melhor não ficar na frente de nenhum deles durante a corrida... Os resultados podem ser literalmente desastrosos.
NASCAR The Game 2011 tem lançamento previsto para fevereiro do ano que vem. Aguarde novidades.
Postar um comentário