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A volta do espetáculo sobre rodas


Após um hiato de dois anos, eis que a inconfundível NASCAR está de volta em uma versão pixelizada. Sim, a forma traiçoeira das corridas ainda é a mesma: centenas de voltas, inimigos jurados dentro da pista, velocidade insana e — talvez a porção mais idiossincrática da fórmula — batidas espetaculares envolvendo diversos carros de uma vez só e espalhando destroços pela pista.
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O que parece ter mudado em NASCAR The Game 2011, entretanto, é o tratamento dessa experiência dentro de um jogo de video game. Desenvolvido pela Eutechnix, a franquia ressurge agora muito mais fiel à sua contraparte física, tanto na velocidade quanto nos atributos que tornam a coisa toda mais acreditável. Cá entre nós: há quem diga que a softhouse anda bebendo da mesma fonte que a Codemasters — responsável por GRiD e DiRT.
Novas cartas na manga
Logo nas primeiras imagens de NASCAR 2011, já é possível comprovar que o resultado final deve ser bem mais intenso do que as edições anteriores da franquia. A começar pela visão do cockpit: você realmente pode se sentir dentro de um carro de corrida, com uma visão limitada pelas formas do carro e chacoalhadas constantes de adversários forçando a ultrapassagem.
Mas também há algumas novidades não tão realistas, por assim dizer. A opção flashback, por exemplo. Para quem não conhece, trata-se daquele recurso que permite que se “rebobine” alguns segundos de corrida — para algum momento antes daquele em que você escorregou na pista e disse um palavrão. Ok, a coisa parece até um pouco mais justa, já que pode ser realmente frustrante cometer um erro estúpido na última volta da Indy 500.
Modos de jogo
Img_normalOs modos de jogo não vão realmente muito além do óbvio. Há o clássico “Quick Play” (corrida rápida e descompromissada), e também há o “Modo Carreira”, no qual é possível vislumbrar algum futuro para a sua carreira como piloto.
A novidade é a modalidade “Eliminator”, na qual o último colocado de cada volta é sumariamente eliminado da corrida. Também há o modo online, é claro, no qual podem competir até 16 corredores simultaneamente.
Ganhe pontos por não dirigir feito um idiota
Os pilotos mais habilidosos têm em NASCAR 2011 um motivo extra para manter-se sempre de acordo na pista. São os NXP, ou “NASCAR Experience Points”. A regra para acumulá-los é bastante simples: faça as coisas direito. Isso significa: fazer ultrapassagens limpas — sem destroçar tudo em volta — e levar um percurso razoavelmente “otimizado”. Sim, alguns drifts também podem ajudar.
Ah, as batidas...
Ok, preconceitos à parte, uma corrida de NASCAR não seria a mesma sem algumas batidas espetaculares. E isso encontra-se fielmente retratado em NASCAR 2011. Destroços pelos ares, carros rodopiando na pista insanamente ou mesmo decolando contra o alambrado — terminando como bolas incandescentes de metal retorcido.
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Bem, e depois das batidas, tudo certo? Não mesmo. Uma batida de grandes proporções provavelmente vai largar um belo amontoado de entulhos pela pista. E isso pode ser bem desagradável para os demais pilotos — forçando um pit stop extra para substituir pneus ou partes inteiras da carenagem.
Cuidado para não pisar nos calos de ninguém
A Eutechnix ainda promete um adicional bem interessante para quem for fã das corridas reais. Basicamente, a desenvolvedora pretende captar os traços de cada piloto da NASCAR, a fim de tornar a experiência final ainda mais realista.
Img_normalMas a coisa vai ainda mais além. Você pode até mesmo desenvolver uma inconveniente inimizade com sujeitos como Jeff Gordon ou Mark Martin. Se isso acontecer, é melhor não ficar na frente de nenhum deles durante a corrida... Os resultados podem ser literalmente desastrosos.
NASCAR The Game 2011 tem lançamento previsto para fevereiro do ano que vem. Aguarde novidades.