Um novo olhar sobre Enslaved e a busca pelo amor “perfeito”
Amado por uns, odiado por outros. O rechonchudo Pigsy é uma das figuras mais controversas de Enslaved: Odyssey to the West. Inspirado no porco que ajuda os heróis da lenda chinesa “Jornada ao Oeste”, o coadjuvante conquistou muitos jogadores graças ao seu jeito nada convencional.
Ainda que sua aparência não seja a mais agradável do game – afinal trata-se de alguém muito acima de seu peso equipado com várias partes mecânicas –, seu carisma foi o suficiente para ganhar uma DLC exclusiva. Em Pigsy's Perfect 10, ele é a grande estrela e agora podemos nos aprofundar um pouco mais em sua história.
Portanto esqueça Monkey e Trip, pois aqui o gorducho é o protagonista dessa aventura. Apesar de não parecer em nada com um herói, o personagem exibe um lado que ninguém imaginava existir e nos leva de volta ao mundo pós-apocalíptico de Enslaved.
O enredo da nova história é razoavelmente simples, embora um tanto quanto melancólico. A trama gira em torno da solitária vida de Pigsy no lixão de Titan Graveyard e em sua bizarra busca por uma namorada. Isso porque, em vez de procurar alguém, ele decide criar alguém para lhe fazer companhia.
Isso mesmo, criar. Como também possui partes metálicas, nada mais lógico (ao menos para ele) do que arranjar uma parceira que o complete. Assim, ele viaja por todo o ferro-velho em busca de partes aproveitáveis para montar sua futura pretendente. Contudo, a tarefa não vai ser simples, pois existem vários robôs que protegem o local.
É exatamente nesse ponto que Pigsy's Perfect 10 se difere da aventura principal de Enslaved. Por ser incrivelmente grande e sem jeito, lutar não é a melhor solução para Pigsy. Sua forma física avantajada não favorece confrontos, tornando-o presa fácil das metralhadoras inimigas. Correr também não é uma opção, então só resta apelar à furtividade para chegar ao seu objetivo.
Por conta disso, o stealth torna-se elemento essencial na jogabilidade. Como o cenário é composto por pilhas e pilhas de entulho, o personagem deve se ocultar dos adversários e avançar sem ser visto pelas máquinas. Basta um passo em falso para ser cercado e eliminado em segundos.
Porém, a expansão não se limita apenas a fazê-lo andar escondido pelas fases. Além da fantástica habilidade de esconder seu enorme corpo atrás de uma parede de lixo, Pigsy possui um poderoso rifle que pode ser utilizado para acabar com os demais robôs.
O grande diferencial está em sua visão de longo alcance (cortesia de seu olho biônico) e na potência da arma, que permitem ao jogador atacar de grandes distâncias quando combinadas. Assim, basta um tiro na cabeça dos robôs para eliminá-los e ter seu caminho novamente livre.
Além disso, existe uma grande variedade de gadgets e acessórios que podem ser utilizados para ataque e defesa, da mesma forma com que auxiliam em suas ações furtivas. Um exemplo é o dispositivo que libera uma onda eletromagnética capaz de paralisar todas as máquinas próximas.
As partes mecânicas de Pigsy também são úteis para escapar de inimigos. Seu braço pode ser usado como uma espécie de gancho que ajuda a alcançar plataformas mais elevadas e longe do campo de visão adversário.
No entanto, esse sistema de interação com o cenário traz algumas limitações. Enquanto o personagem utiliza suas habilidades robóticas, ele fica impossibilitado de utilizar armas e se defender, o que o deixa ainda mais vulnerável. Por outro lado, essas ferramentas são essenciais para que você fuja ou desenvolva estratégias mais elaboradas na busca de peças para sua namorada.
Uma viagem em 3D
Pigsy's Perfect 10 vai além de uma improvável história de amor entre um homem e uma máquina. O DLC traz novos recursos ao game, deixando tudo ainda mais completo e divertido.
O primeiro conteúdo adicional de Enslaved traz cenas de corte (cutscenes) muito bem feitas, mas que fogem do tradicional filme pré-renderizado, utilizando um sistema próximo da animação. Além disso, as músicas utilizadas combinam perfeitamente com a aventura desengonçada de Pigsy.
Por fim, o elemento final não está em um recurso na história ou em sua composição, mas na forma com que vemos o game. Pigsy's Perfect 10 adiciona o efeito 3D ao jogo, permitindo que vejamos esse mundo pós-apocalíptico com muito mais profundidade. Porém, é preciso que o jogador tenha em casa um aparelho de TV compatível com essa tecnologia.
Postar um comentário