Esqueça as leis da física e corra!
Nail’d é diferente de outros jogos estilo arcade. Aqui não há nem mesmo a mais leve pretensão de trazer uma experiência minimamente próxima às dos jogos de simulação – contrário do que tem ocorrido com Need for Speed, por exemplo. Longe disso, o que a Deep Silver vem mostrando e demonstrando para a mídia especializada é uma mistura de velocidade insana e topografia exagerada capaz de liberar doses maciças de adrenalina.
E isso não poderia ser diferente no modo multiplayer, é claro. Nail’d trará suporte para até 12 jogadores online. Só que os absurdos promovidos pelo estilo arcade extremo prometem uma nova forma de competitividade. Um nível em que simplesmente não faz mais sentido falar sobre deslealdade e falta de espírito esportivo – senão, experimente aterrissar com um quadriciclo sobre a cabeça de outro competidor. A cena é realmente impagável.
Conforme você já deve ter lido em prévias anteriores aqui do Baixaki Jogos, as estruturas das pistas de nail’d simplesmente não pretendem ser verossímeis. São despenhadeiros gigantescos seguidos de outras ribanceiras quase verticais. De fato, não seria exagero imaginar que pelo menos um terço do percurso possa ser percorrido pelo ar, voando mesmo.
Para acompanhar o estilo arquitetônico francamente exagerado do game, nada como um total desrespeito por qualquer lei da física já vislumbrada ou comprovada. Todo e qualquer realismo é aqui prescindido por cargas massivas de adrenalina. Não tanto de velocidade, já que o game, mesmo faltando pouco para o seu lançamento, ainda apresenta quedas consideráveis de fps(quadros por segundo). Mas experimente despencar de um precipício do qual mal é possível ver o fundo...
Ademais, a forma escolhida pela Deep Silver para conferir boost de velocidade ao veículo não ajuda em nada para colocar um pouco de juízo na cabeça de um corredor potencialmente suicida. Dependendo do tamanho do seu salto e da velocidade alcançada, você vai ganhar ainda mais velocidade para distribuir saltos ainda mais insanos – lembrando-se de que um deles pode ainda aterrissar elegantemente sobre um competidor desavisado.
A propósito, caso você consiga realmente pousar sobre outro competidor, o resultado é realmente catastrófico. Não apenas porque o pobre diabo verá o seu veículo convertido em um amontoado de fumaça e entulhos, mas também porque retornar (respawn) para a pista após uma colisão demora seis longos e preciosos minutos – tempo suficiente para acontecer muita coisa em um jogo como nail’d.
Para piorar a coisa toda, quem fica de fora ainda passa o tempo escutando os outros competidores largando poeira e cascalhos enquanto rumam para a linha de chegada.
Modos muitiplayer: nada fora do comum
Embora sejam variados, os modos de corrida multiplayer de nail’d talvez não exatamente acompanhem a excentricidade das mecânicas de corrida do game. Não que as possibilidades não sejam interessantes, naturalmente.
Simple Race é o mais básico de todos. Corra e salte o mais rápido que puder para ser o primeiro a levar a bandeirada no final. Existe também Free Race, que dá a todos os competidores um tempo fixo; vence quem conseguir fazer a volta mais rápida. Já Stunt Challenge é mais um dos incentivadores de comportamentos insanos. Leva a melhor quem acumular mais pontos durante as voltas executando saltos os mais absurdos possíveis.
E, finalmente, há também Detonator, talvez o mais original dos modos de nail’d. Conforme o nome sugere, há uma bomba envolvida. Uma bomba presa na parte traseira do seu veículo. Desnecessário dizer: corra feito um doido para se ver livre da sua carga agourenta.
Enfim, nail’d tem se mantido bastante fiel à concepção mostrada inicialmente pela Deep Silver. Um jogo de corrida com absolutamente nenhum comprometimento com quaisquer leis da física. O negócio aqui é correr desesperadamente e com ímpeto suicida, o que pode ser ainda mais divertido se jogado multiplayer.
Postar um comentário