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Já dá para ouvir o ronco dos motores!


Previsto para sair exclusivamente no próximo dia 11 de outubro nos Estados Unidos, o game Forza Motorsport 4 é a última edição de uma franquia que nasceu como a contraparte da Microsoft ao sucesso de Gran Turismo no PlayStation.

Independentemente de quem lidera entre os simuladores de corrida, é inegável o esforço da Turn 10 em recriar a física automobilística para oferecer aos jogadores a experiência mais próxima da realidade possível.


A um mês do lançamento do game, o God of Games apresenta os detalhes de como foi o processo de desenvolvimento da produtora, assim como detalhes envolvendo o mercado de licenciamentos e o aguardado uso do periférico Kinect no game.

Os verdadeiros detalhes dos carros


De acordo com Dan Greenawalt, o diretor de Forza Motorsport 4, a companhia não utilizou nenhum dos dados oficiais oferecidos pelas montadoras dos carros. De acordo com ele, como o game pretende ser um simulador de carros, a equipe deveria apresentar os resultados reais de cada veículo, e não aqueles que são divulgados por quem os fabrica.

Para oferecer uma experiência ainda mais fiel e atual, a equipe chegou a descartar até mesmo dados utilizados no jogo anterior da série. Desse modo, a equipe analisou vários aspectos dos veículos como altura e largura dos pneus, temperatura, pressão, ângulo do câmbio, entre outros, para oferecer carros mais fiéis à realidade.

Além do comportamento dos carros, a Turn 10 procurou recriar também os seus detalhes característicos, como a sua aparência o ronco dos motores. De acordo com Greenawalt, os jogos de corrida atuais até simulam bem os sons dos veículos, mas apenas em velocidade máxima.

Em Forza Motorsport 4, o diretor explica que será possível reconhecer o barulho dos motores não apenas em determinadas situações, mas em todas elas, sendo que será possível reconhecer até mesmo o mais singelo esforço da máquina nas pistas.

Showroom virtual


O modo Autovista de Forza Motorsport impressionou os fãs com a quantidade de detalhes apresentadas pelos modelos. Desde a iluminação até a forma como cada peça foi recriada, tudo se junta para uma apresentação impecável dos carros que se assemelha a uma Feira do Automóvel virtual.

O modo é tão impressionante que facilitou muito na obtenção de licenças para a equipe. De acordo com o diretor do game, o modo Autovista conseguiu chegar até os conselhos administrativos de grandes montadoras. Desse modo, muitas vezes foram as próprias companhias automobilísticas que foram atrás da Turn 10 para que seus carros estivessem presentes no jogo.

Ainda que um nome grande como a Porsche esteja de fora (graças a problemas com a Electronic Arts, a detentora dos direitos de reprodução dos possantes alemães), outras oitenta terão seus carros apresentados no game pela voz de Jeremy Clarkson, apresentador do programa britânico Top Gear.

Acelerando com o Kinect

A experiência com o periférico da Microsoft em Forza 4 aposta na imersão desde o início. Já no modo Autovista, é possível “caminhar” em volta dos veículos para observá-los a partir de diversos ângulos diferentes.

Da mesma forma, também é possível utilizar o sensor de movimento para abrir portas, porta-malas e interagir com outros cantos dos bólidos do game. Por fim, quando o jogador se cansar, basta sentar no banco do motorista, girar a chave e partir para as pistas.

Enquanto a apresentação dos carros com o Kinect é bastante interessante, o modo em que o periférico é utilizado para captar os movimentos das mãos do jogador simulando um volante não chega a ser impressionante.

Além disso, ao optar por dirigir com o aparelho, o freio e a aceleração são controlados pelo computador, restando ao motorista apenas assumir a direção. Para resolver isso, é possível utilizar também um joystick especial em forma de volante. Com ele, o Kinect capta melhor os movimentos do jogador, além de ser possível também utilizar seus gatilhos para acelerar e freiar.

Para os fãs que optarem pelo joystick tradicional, no entanto, o Kinect ainda pode ser utilizado para captar o movimento da cabeça do usuário e reproduzir a visão do piloto de uma maneira ainda mais fiel.

Agora os fãs da série precisam apenas esperar até o dia 11 de outubro antes de pegar no volante e disparar pelas pistas de Forza Motorsport 4.