Mais simulação e dinamismo para os pilotos de plantão
O primeiro SHIFT foi um dos títulos da Electronic Arts que tentaram revitalizar a franquia Need for Speed. E a EA não perdeu tempo para dar continuidade à proposta do game original e resolveu criar uma continuação... Que não tem nada a ver com Hot Pursuit, uma das sensações mais recentes dos games de corrida.
SHIFT 2: Unleashed é um pouco mais direcionado para os fãs de simulação em vez dos fanáticos por jogabilidade arcade. Novas opções de personalização entram em sintonia com configurações autênticas de direção em uma fórmula revigorada. Os relatos dos críticos do site GameSpot — que puderam testar uma versão avançada do jogo — mostram o seguinte: os desenvolvedores não estão de brincadeira.
Recompensador é pouco
Pouco depois de iniciar o jogo e conhecer os belos menus da interface, você é capaz de perceber a importância do sistema de pontos de experiência (XP). Ações que variam de vencer uma corrida a completar objetivos secundários levam o gamer a receber esses pontos.
Além disso, é possível receber uma pontuação bônus ao dominar cada pista com precisão (mantendo o veículo sobre a linha de direção ou realizando curvas corretamente, por exemplo). Uma similaridade com Hot Pursuit é a chance de receber pontos de XP por meio da vitória sobre os recordes de tempo dos amigos do jogador.
O time da Slightly Mad Studios está tentando aprimorar vários pontos-chave da ideia original de SHIFT. Espera-se que a jogabilidade realmente se aproxime das fórmulas de títulos como Gran Turismo e Forza Motorsport.
Colisões mais realistas (ilustradas com o uso de uma tecnologia mais avançada de dano), funcionalidades inéditas de atualização e configuração de veículos (mudanças até mesmo “ao vivo”, enquanto o corredor está nas pistas) e opções de vendas de carros ajudam a manter o novo “pacote” bastante robusto.
Astros e novidades
O produtor Jesse Abney afirmou que SHIFT 2 contará com a presença de estrelas das pistas, como Vaughn Gittin Jr. e Patrick Soderlund (da própria EA). Eles aparecerão em vídeos e guiarão o gamer com relatos de experiências próprias. Mas os clipes também atiçam a rivalidade entre os corredores e enaltecem o fato de que o jogador pode adquirir o carro do adversário vencido.
Pois é, o que a Slightly Mad chama de Driver’s Battle é bem importante nesta continuação. Isso é refletido também na opção de perspectiva em primeira pessoa durante as corridas. Nesse caso, o corredor virtual vira a cabeça automaticamente, direcionando a visão para curvas e esquinas. É claro que demora um pouco para o gamer se acostumar com esse sistema, mas isso pode fazer a diferença para quem já está acostumado a incorporar a visão do piloto.
O menu sugere que Unleashed contará com uma opção denominada Driver Duel Championship, disponível tanto online quanto offline. Abney não revelou detalhes sobre isso e sobre outros aspectos do jogo, mas é esperado que, além das funcionalidades inéditas, sejam oferecidos conteúdos extras, pacotes de veículos e outros bônus depois do lançamento do título. Desbloquear áreas com o desenrolar das corridas? Com certeza.
A EA admitiu que não haverá um número espantoso de carros — como ocorre em games da concorrência — à disposição dos jogadores. Ainda assim, os desafios estarão à espera de quem arriscar correr nas ruas de Tóquio, por exemplo, e tentar eliminar os oponentes. O circuito Alpental está de volta, agora com corridas à noite.
Pelo visto, os gráficos são bem promissores de forma geral. Efeitos, modelagens e especialmente a perspectiva de visão em primeira pessoa tentam superar aquilo que é visualizado no game original. Quanto ao som, tudo indica que os fãs ficarão satisfeitos.
Need for Speed SHIFT 2: Unleashed será lançado para os usuários das plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 29 de março de 2011 (25 do mesmo mês no Reino Unido).
Postar um comentário