Todos homens sonham, mas não da mesma forma. Descubra o novo sonho de Nathan Drake.
A Naughty Dog parece estar bem à vontade com o PlayStation3. A desenvolvedora responsável pela franquia Uncharted demonstra a cada jogo que é capaz de explorar o poderio gráfico do PS3 com muita habilidade.
Drake’s Fortune, o primeiro título da série de jogos de aventura, foi muito bem recebido. Gráficos de qualidade, jogabilidade bem adaptada e uma história envolvente credenciaram a produção de uma sequência.
Na época do anúncio de Among Thiefs, esperava-se apenas uma continuação com alguns incrementos gráficos e ajustes na dinâmica de jogo. Todavia, quando o título finalmente chegou às lojas, o que se viu foi um jogo realmente impressionante.
O salto de qualidade foi muito maior do que o esperado e o título surpreendeu em todos os aspectos.
Portanto, não foi surpresa alguma que uma terceira edição da série fosse desenvolvida pela Naughty Dog.
Agora, Drake’s Deception — a nova edição da saga Uncharted — surge envolto em mistério, mas
causando um grande impacto.
Os aventureiros do fogo
Uncharted 3: Drake's Deception se passa pouco tempo depois dos eventos de Uncharted 2: Among Thieves. Nathan Drake derrotou Zoran Lazarević e está em busca de uma nova aventura. Ao lado de seu melhor amigo e mentor, Victor "Sully" Sullivan, o caçador de tesouros está procurando pela “Atlantis das Areias”, uma cidade mítica recheada com as riquezas da Arábia.
O único problema é que a tal cidade fantástica — também conhecida como Iram of the Pillars, ou ainda como "Cidade dos Mil Pilares" — está perdida no meio do deserto de Rub' al-Khālī. Conhecido como "o quarteirão vazio", Rub' al-Khālī é um maiores desertos de areia do mundo.
Mas antes de chegar lá, Nate e Sully vão ter que somar algumas milhas aéreas viajando pelo globo em busca de pistas que possam indicar a localização da cidade perdida.
No entanto, como nada vem fácil nesta vida de aventureiro, uma ordem secreta boicota cada passo de Nathan, para impedi-lo de alcançar a cidade mística.
O cuidado da Naughty Dog com a pesquisa é louvável e eles foram atrás de informações reais sobre a tal cidade mística. As referências históricas permeiam toda a obra. A frase citada por Nathan Drake: "All men dream, but not equally" (Todos homens sonham, mas não da mesma forma) é atribuída a Thomas Edward Lawrence — T.E. Lawrence, mais conhecido como "Lawrence da Arábia".
Para quem não se interessa por história, ou não teve a oportunidade de ver o filme, Lawrence da Arábia foi um militar britânico, que fazia às vezes de agente secreto e arqueólogo. Durante sua temporada na Arábia, Lawrence realizou várias escavações, porém não se sabe se ele chegou a encontrar a tal “Cidade dos Mil Pilares”.
Na trilha do tesouro
Além do trailer — rodado com mesma engine de jogo — Drake’s Deception também ganhou um vídeo com os primeiros detalhes da jogabilidade. Pelo que pode ser visto, pouco foi alterado na dinâmica, mas ela parece ainda mais fluida e envolvente.
As imagens mostram uma sequência de ação na qual Nate e Sully estão em um chateau na França procurando por pistas deixadas por Sir Francis Drake. Para quem não se lembra, Francis Drake é uma figura histórica real, ancestral de Nate e ponto central da trama do primeiro jogo da série.
De volta ao que interessa, a dupla está no chateau quando um bando de capangas resolve incendiar o local para espantar os bisbilhoteiros. Entra em cena o novo sistema de ação furtiva e combate corporal.
Como você pode ver no vídeo da jogabilidade, Nathan observa um inimigo do topo de uma escada sem ser percebido.Assim, Nate aproveita a desatenção do oponente para saltar sobre ele e executar um movimento de finalização que o nocauteia diretamente — tudo por meio de um simples botão contextual.
Outro ponto interessante diz respeito às escaladas e interações com o cenário. Ao que tudo indica, os
objetos que Nathan utiliza para se apoiar, se pendurar e escalar não são mais estáticos e agora levam em consideração mudanças de peso e equilíbrio.
A Naughty Dog também sugeriu que o jogo contará com um sistema quick time event (QTE) para as cenas de combate corpo a corpo, porém ainda não vimos se esta funcionalidade estará presente no jogo ou não.
Uncharted 3: Drake's Deception estreia dia 1° de novembro de 2011, com exclusividade para o PlayStation 3.
Esse jogo é para aqueles que gostam mesmo de aventura... muito bom jogo, com tiroteios, muita adrenalina e muita, muita fuga =D