Entre os anúncios da Square Enix — voltados ao PSP e bloqueados pela equipe de transmissão da conferência — e a demonstração de The Last Guardian, finalmente vimos Gran Turismo 5, posto na porção final da conferência da Sony na TGS 2010, antes apenas de Dynasty Warriors 6.
A apresentação, liderada pelo próprio Kazunori Yamauchi (o chefe da Polyphony Digital), começou em marcha lenta, com o mesmo trailer da E3 2010 sendo exibido, confirmando o lançamento japonês para o dia 3 de novembro. No entanto, bastaram alguns segundos para que todos voltassem a se empolgar.
Gran Turismo 5, de qualquer lugar
A primeira porção da apresentação foi focada na interface do jogo e nas telas da base de informações, que levam o nome “My Home”. Por ela, jogadores terão acesso a mensagens, registros de corridas, correio e perfis. Além disso, haverá opções exclusivas para o gerenciamento de listas de amigos, fotografias (um dos pontos fortes trazidos pelo jogo) e presentes.
Kazunori, então, mostrou o que ele chama de “Gran Turismo Anywhere”. O sistema permitirá que jogadores do mundo inteiro permaneçam conectados ao simulador de corridas, utilizando navegadores web em seus computadores. Pela interface, poderá ser disputada uma série de corridas da categoria B-Spec.
Para aqueles que não lembram, o modo B-Spec é focado no gerenciamento de equipes, sendo que os jogadores assumem o papel de coordenadores dos times, tendo que avisar os pilotos a respeito da estratégia e dos perigos que ditam o ritmo das corridas.
Não satisfeito em mostrar o vídeo, o chefe da Polyphony Digital entrou em detalhes mais específicos. Gran Turismo 5 fará tudo de forma dinâmica, de modo que as diferentes temperaturas, condições de umidade e até variações de pressão exercerão impacto sobre a aderência dos pneus nas provas.
As previsões do tempo serão aleatórias (não sabemos se isso é válido apenas para a campanha) e não totalmente precisas — exatamente como na vida real —, forçando os pilotos a se adaptarem, principalmente em corridas longas que envolvam paradas nos boxes.
Direto para as pistas
Deixando as tempestades de lado momentaneamente e voltando às provas, vemos que circuitos como El Capitan, Trial Mountain e Laguna Seca foram refeitos de acordo com as especificações de Gran Turismo 5. A campanha será composta por uma grande variedade de eventos especiais, incluindo os seguintes:
*Karting Experience;
*The AMG Driving School (Mercedes SLS AMG);
*The Stig Challenge — remontando os duelos da série televisiva Top Gear;
*Jeff Gordon NASCAR School;
*Sbastian Loeb Rally Challenge; e
*Gran Turismo Rally.
É interessante observarmos que as provas de ponto a ponto (como as de rally) serão geradas de forma completamente dinâmica, graças ao novo sistema de modulação de circuitos, podendo ser jogadas em modalidades online e offline.
Um novo veículo, projetado em parceria pela equipe da Polyphony Digital e da Red Bull — livre de qualquer restrição imposta por órgãos regulamentadores —, foi visto. Ele se chama X1 e deverá mostrar o máximo desempenho no game. Por fim, no que diz respeito ao trailer exibido durante a conferência, vimos modelos antigos de carros, tais como o Volkswagen Schwimmwagen.
Pedidos de desculpas e visões do futuro
Finalizando sua apresentação, Yamauchi deixou claro que a equipe retrabalhou todos os sons de Gran Turismo (que vinham sofrendo críticas) e que a soma de largadas estáticas — com 16 veículos — aos efeitos climáticos pode impedir que o jogo rode constantemente a uma taxa de 60 quadros por segundo (fps), muito embora ela deva prevalecer durante a maior parte do tempo.
Mesmo com tantos recursos anunciados, Yamauchi afirmou que muitas coisas não ficaram prontas a tempo e que, portanto, serão vistas somente em Gran Turismo 6, cuja produção já se iniciou. Como dito anteriormente pelo próprio criador da franquia, o próximo capítulo terá um tempo de desenvolvimento muito menor, uma vez que a base já está pronta.
Preparem seus nervos
Os materiais oficiais e em alta definição ainda não foram liberados pela Sony, mas serão postados em breve aqui no Baixaki Jogos. Enquanto as imagens não chegam, todos vocês podem apreciar o novo trailer, divulgado há poucos instantes através do site oficial da Red Bull Racing.
Das novidades trazidas pelo vídeo, podemos destacar os asfaltos molhados de Tóquio, a versão remodulada (com aerofólios agressivos) do Citroën GT, a pista Laguna Seca e helicópteros e fogos de artifício em Toscana. Aos interessados, a música é Horsepower, composta pelo grupo Chemical Brothers.
Mais uma vez, fiquem atentos para imagens e vídeos que devem ser liberados a qualquer momento. Gran Turismo 5 será lançado no dia 2 de novembro.
Postar um comentário