A Normandy SR-2 aterrissa no PlayStation 3
Mass Effect é um dos grandes RPGs desta geração. O primeiro game foi um sucesso, trazendo uma trama complexa e repleta de reviravoltas, além de um belo sistema de combate que só contribuía para a experiência. Isso sem contar as escolhas do jogador dentro do game, que influenciavam diretamente no desenrolar do roteiro.
Mas, eis uma obra que somente os usuários do Xbox 360 podem contemplar, já que a Microsoft detém os direitos de publicação. Quando o segundo Mass Effect chegou às lojas, surgiu uma nova esperança para os donos do PlayStation 3. Com a Electronic Arts como total responsável pela distribuição, muitos cogitavam que o game também poderia chegar ao console da Sony.
Quase um ano após o lançamento de Mass Effect 2 no PC e no Xbox 360, o anúncio finalmente é feito: Shepard finalmente aterrissaria no PlayStation 3. O título só será lançado em janeiro de 2011 — exatamente um após a versão para X360 —, mas você já pode conferir uma demonstração disponibilizada recentemente na PlayStation Network.
O God of Games foi ver de perto como anda a situação deste imenso universo no PlayStation 3 e traz, aqui, as impressões da demo. Confira.
No último capítulo de Mass Effect
A BioWare, responsável pelo desenvolvimento do título, mandou muito bem ao inserir uma recapitulação dos eventos do primeiro Mass Effect na versão para PlayStation 3. Muitos usuários desconhecem a trama, ou simplesmente não conhecem o bastante para desfrutar completamente do segundo game.
Mas por meio de uma cena de corte executada logo no início do jogo — e também da demo —, você fica por dentro de tudo. Todos os eventos são narrados por Illusive Man, que explica até mesmo momentos que não foram jogados no primeiro game. É um vídeo relativamente rápido e, obviamente, não tão completo quanto o jogo original, mas certamente dá conta do recado.
Lá vamos nós
Depois da introdução, Mass Effect 2 se inicia como nas versões para PC e Xbox 360. Quem já jogou a versão para as plataformas citadas anteriormente notará que a demo traz exatamente o começo do game. Sendo assim, é melhor se preparar para muitas explosões e um dos momentos mais chocantes da série.
Durante o prólogo, o jogador controla Shepard, protagonista do game, por alguns segundos, chegando a se familiarizar um pouco com os controles. Entretanto, somente após o acidente é que você pega o jogo para valer.
Sem tentar mandar muitos spoilers (revelações de enredo), podemos dizer que a ação só começa depois que Shepard é reconstruído — não nos pergunte por quê. Depois disso, você aprende o básico dos controles: como usar objetos como cobertura, como atirar e acionar as habilidades especiais do protagonista e seus companheiros, etc.
Falando em habilidades, temos um breve vislumbre do que teremos na versão final. O jogador pode diminuir a velocidade do tempo e mandar bala nos oponentes com um de seus poderes, ou então reviver toda sua party com apenas o toque de um botão. Isso sem contar as habilidades dos demais companheiros, que também são muito úteis nos momentos mais intensos, podendo ser ativadas tanto pelo jogador quanto automaticamente, via inteligência artificial.
Quanto ao sistema de combate, uma das novidades de Mass Effect 2 é a munição. Ao contrário do primeiro game, no qual você podia atirar o quanto quiser, já que todas as armas tinham balas infinitas, a nova versão exige que o jogador procure carregadores e mantenha-se atento ao número de disparos.
Mantendo a classe
A demo de Mass Effect 2 é dividida em duas partes. Na primeira, temos menos combates e mais exibições do riquíssimo sistema de decisões do game, que continua muito bem elaborado. Já na segunda, Shepard e seus companheiros embarcam em uma missão mais perigosa e com inimigos mais difíceis. Em suma, você consegue conhecer bem o jogo, já que a demonstração é bem longa.
Infelizmente, poucas novidades da versão para PlayStation 3 foram exibidas. Não tivemos acesso aos quadrinhos, por exemplo, e vimos exatamente as mesmas partes já jogadas na versão original. Mesmo assim, Mass Effect 2 é um prato cheio para os fãs.
Graficamente, o jogo está OK, mas ainda parece inferior à versão para Xbox 360 — pelo menos na demo. Algumas texturas aparecem borradas, sem muita definição, e a taxa de quadros por segundo cai drasticamente em vários momentos. Esperamos que tudo isso desapareça na versão final, que chega às lojas no mês que vem. Fique ligado aqui no God of Games Brasil para mais novidades.
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