Antes mesmo de chegar às lojas, o Kinect já esbanjava inovação. A Microsoft deixou todos espantados quando mostrou games sendo controlados apenas com seu corpo, algo que, até então, jamais havia sido visto — pelo menos não com tamanha precisão.
Após um longo tempo de espera, o sensor do Xbox 360 finalmente está disponível. Se você acompanha o God of Games Brasil, então provavelmente conferiu nossa análise completa do Kinect, que exibiu suas funções e possibilidades. Sem dúvidas, ele é mais que bem-vindo para a comunidade gamer — principalmente para o público casual.
Mas as inovações não devem parar por aí. Como você pôde perceber, a tecnologia empregada pelo aparelho é bem impressionante. O sensor é capaz de capturar até dois jogadores simultaneamente, extraindo 20 pontos de articulações de cada um deles, a 30 quadros por segundo — mais informações você confere em nossa análise.
Nos jogos, isso gera experiências únicas, como vimos em vários títulos já disponíveis para o Kinect. Se você achava o sensor surpreendente pelo que viu nos games, então é melhor se preparar.
Com um pouco de esforço, usuários ao redor do mundo conseguiram conectar o Kinect no PC. A própria Microsoft comentou que deixou a porta USB do sensor “livre” e que estava ciente do que poderia acontecer. O fato é que, mesmo com alguns drivers improvisados, muitos hackers conseguiram criar aplicativos fantásticos.
Você já conferiu alguns deles quando destrinchamos o aparelho. Agora, o God of Games Brasil vai mostrar uma lista com alguns dos hacks mais interessantes da atualidade. Nota-se uma evolução rápida na qualidade e na complexidade dos hacks, algo impulsionado, principalmente, por causa da própria desenvolvedora do sensor. Sem mais delongas, observe o que o Kinect é capaz de fazer.
Soltando a imaginação!
Hackers dominando o Kinect
Hackers dominando o Kinect
Os hackers e desenvolvedores independentes estão fuçando o sensor da Microsoft desde quando ele foi lançado, no início de novembro. Contudo, há somente algumas semanas os usuários puderam contar com um drive oficial da Prime Sense, algo que facilitou, e muito, o trabalho. Depois disso, os resultados foram ainda mais espantosos. Antes de partimos para os exemplos, confira uma exibição do driver da Prime Sense, conhecido como OpenNI.
Com isso e muita criatividade, os entusiastas geraram desde programas para navegação até robôs que usam o Kinect como seus olhos. Separamos vários vídeos e garantimos que vale a pena conferir cada um deles.
Minority Report
Sem dúvidas, logo quando o Kinect foi anunciado muitos jogadores relembraram do filme Minority Report. A famosa cena na qual o personagem interpretado por Tom Cruise navega por um sistema operacional usando apenas suas mãos era algo que, supostamente, seria possível com o sensor.
A partir do momento em que o Kinect foi rodado no PC, os estudantes da MIT começaram a trabalhar em um software capaz de detectar as mãos do jogador. O resultado é uma navegação que se aproxima muito da obra de Spielberg.
O fantoche
O usuário Theo Watson criou uma espécie de fantoche virtual usando o Kinect. Basicamente, o usuário coloca seu braço em frente ao sensor e movimenta-o como se estivesse brincando de projetar sombras. O resultado é bem bacana, com direito até mesmo a efeitos sonoros.
Posteriormente, o usuário jeppewalther resolveu levar a ideia a outro patamar, criando uma criatura muito mais complexa. Aqui, temos um animal em 3D que é controlado pelas mãos do jogador. Confira.
Guitar Kinect!
Você é daqueles que gosta de fingir que está tocando guitarra quando sua música preferida está rolando? Não se preocupe, isso é (quase) normal. A prova disso é a criação de Chris O’Shea, que acabou sendo responsável por criar um dos primeiros instrumentos para o Kinect. Confira.
Você pode ser grande
Muitos devem se lembrar da famosa cena do filme "Quero Ser Grande", estrelado por Tom Hanks, na qual o empolgado personagem toca com seus pés em um piano gigante. No Kinect, isso é possível, graças a um aplicativo que permite ao jogador colocar um piano virtual em qualquer lugar do espaço 3D.
O Jedi do Kinect
Todos estão ansiosos pela chegada de Star Wars no Kinect. Antes disso, você pode conferir um software criado por Yan. Basicamente, o cara conseguiu transformar um bastão de madeira em um sabre de luz. Veja com seus próprios olhos.
Vídeo de borracha
Kevin Atkinson gosta de borracha. O usuário criou um aplicativo simples, mas interessante, que usa o sensor de profundidade do Kinect para criar uma espécie de tela maleável. Com isso, parece que Kevin, em sua exibição, está prestes a sair da tela.
Os jogos no PC
O Kinect como joystick
Depois de conferir algumas das possibilidades do Kinect na informática, vamos a uma lista um pouco diferente. Que tal usar o sensor para desfrutar de alguns jogos de Super Nintendo? Alguns entusiastas já desenvolveram aplicativos para reconhecer o aparelho como um controle também no PC. Confira.
Mario e Kinect
Primeiro, temos um programa feito por Dominick D’Aniello que consegue reconhecer o Kinect como um controle do Super Nintendo. D’Aniello usou um emulador do clássico console da Nintendo e o drive openKinect em seu Mac e conseguiu jogar Mario Kart usando apenas suas mãos e seu pé — de modo semelhante a Joy Ride.
Outro usuário, conhecido como yankeyan, também resolveu tentar algo semelhante, mas desta vez com Super Mario Bros. É interessante notar que, aqui, o jogador realmente encarna o bigodudo, tendo que saltar e se movimentar.
Brincando com objetos
O DaVinci permite que o usuário brinque com a física através do Microsoft Surface, o desktop baseado exclusivamente na tecnologia de toque. Mas, quando o Kinect entra em cena, tudo fica ainda mais interessante. A Razorfish conseguiu essa proeza e mostra tudo em vídeo.
Quebrando a cabeça
Tetris é um dos jogos mais populares de todos os tempos. Mas, sua simplicidade foi deixada de lado quando o usuário Rozengain decidiu usar o Kinect para jogar uma versão 3D do game. Nela, o usuário move sua cabeça para alterar a perspectiva e usa as mãos para movimentar as peças.
Construindo com as próprias mãos
Por último, mas não menos importante, temos umas das sensações da atualidade quando no ramo dos jogos para PC: Minecraft. O famoso game de construção também foi vítima do Kinect, como exibe leparlon em seu vídeo.
Mais loucuras
Gatos, hologramas e mais
Gatos, hologramas e mais
|
Alguns dos hackers criaram programas simplesmente insanos que geraram resultados ainda mais malucos. Nos vídeos a seguir, você notará como o Kinect é um aparelho que ainda está longe de conhecer seus limites. Além disso, a prova de que a psicodelia também funciona com o Kinect aparece abaixo.
Esculpindo
Os artistas certamente poderão usar o Kinect para criar obras realmente interessantes. Quem mostra essa possibilidade é o usuário yummyfuture, que criou um programa que usa o sensor para tirar fotos em 3D e mistura-as em uma só imagem.
Pura energia
O usuário ptone85 decidiu criar algo para o Kinect sem usar monitores ou projetores. Em vez disso, temos lâmpadas de Natal e energia elétrica. Com a ajuda de um programa chamado DMX, ptone85 conseguiu acender as luzes usando apenas suas mãos. O resultado é fantástico.
Chat de video holográfico
Com dois sensores do Kinect, Oliver Kreylos conseguiu criar algo que parece ter vindo diretamente do futuro. Trata-se de um sistema de chat que cria um ambiente tridimensional em volta de quem está conversando. É possível se movimentar e explorar o local como se você realmente estivesse lá. Loucura é pouco.
Inchando
O usuário flight404 resolveu brincar um pouco com seu próprio corpo dentro do Kinect. É difícil descrever o que acontece no vídeo, de tão absurdo. Basicamente, o sensor constrói um modelo 3D do usuário, que então pode fazer o que bem entender com o corpo. Nesse caso, ele incha até quase explodir. Não deixe de conferir.
Veja também a versão com um gato, ainda mais horripilante:
Kinect salvando vidas
Por ultimo, reservamos um vídeo realmente impressionante. Membros da UC Berkeley desenvolveram uma aeronave com quatro hélices e um Kinect. Nomeada Pelican UAV, o veículo usa o sensor para criar um espaço tridimensional, além de evitar obstáculos quando captados.
Sem dúvidas, isso prova que o Kinect também pode ser utilizado para outros fins, fora o entretenimento. Quem sabe, em breve, veremos os sensores acoplados a robôs antibombas, ou acessando locais de difícil alcance. Só podemos esperar pelo futuro e pelas novas descobertas do Kinect.
a microsoft lançou o Kinect e as pessoas tão tirando tanto aproveito dele que a microsoft nem esperava =D