A Sony é uma das maiores empresas do mundo no segmento de eletrônicos, atuando em diversos ramos da tecnologia, como videogames, TVs, MP3 Players, mídias de transporte de dados e muitos outros produtos. Mas para te lembrar o impacto que esta empresa realizou no mercado, com seus produtos, o TechTudo separou três das maiores criações da Sony e organizou a história delas para você. Relembre o impacto do Walkman, do PlayStation e do Blu-ray, e aproveite para conhecer algumas curiosidades dessas tecnologias.
Onde tudo começou: A história da Sony
A Sony é uma empresa japonesa criada no pós-guerra, fundada por empresário Akio Morita e pelo engenheiro Masaru Ibuka em 1946, quando construíram o primeiro gravador no Japão.
Como conta a própria Sony, o nome da empresa é derivado da palavra "som" (sonus, em latim). Além disso, o nome também calhou com a gíria inglesa "sonny boys", que na época podia ser entendida com o que hoje entendemos por 'garotos maneiros' - e ambos se consideravam 'maneiros'. Além disso, o nome original - Tokyo Tsushin Kogy - era tido como muito difícil de falar pelos norte-americanos.
Nos anos de 1950, Ibuka conheceu o recém inventado transistor nos laboratórios Bell, nos Estados Unidos, e logo conseguiu convencer a licenciar a tecnologia na sua empresa. Esse foi um dos passos mais importantes da empresa, pois a partir daí a Sony começaria a lançar, anos mais depois, vários produtos referentes à som e imagem, e até games, como veremos a seguir.
Escute as suas músicas com Sony Walkman (1978)
Antigamente não era muito fácil escutar músicas, mesmo quando as pessoas tinham um rádio em casa. Para ouvir música enquanto fosse passear, então, esquece! Não existia nada de MP3 players. Aliás, nem MP3 existia ainda.
Quem hoje tem mais de 25 anos chegou a conhecer o famoso Walkman, o tocador de fita cassete portátil. Mas o que poucos sabem é que Walkman é a marca do tocador de fita cassete da Sony, ou seja, a invenção foi tão marcante que a marca virou o nome do produto, assim como acontece com o Gillete, que na verdade é a lâmina de barbear.
O Sony Walkman foi inventado em 1978 pelo engenheiro Nobutoshi Kihara, como uma obra para Morita, um dos fundadores que citamos acima. Morita fazia suas viagens pelo oceano Pacífico, e como essas viagens eram bem demoradas, o cofundador ficava ansioso para ouvir alguma ópera, para relaxar.
O primeiro Walkman foi o modelo TPS-L2, que começou a ser vendido em julho de 1979 no Japão, sendo levado aos Estados Unidos no ano seguinte. O sucesso foi estrondoso, e a Sony invadiu o mercado mundial com os seus Walkmans.
Anos depois (para ser mais exato, em 1984) a Sony lançou um tocador de CDs, pelo qual chamou de "Discman"; e assim como o Walkman, neste caso a marca também virou o nome do produto.
Recentemente, com a onda de MP3 players, especialmente impulsionado pelo iPod, a Sony lançou os seus próprios MP3 Players, revivendo a marca Walkman. Dessa forma, o usuário poderia ter milhares de músicas e aparelhos do tamanho aproximado de um isqueiro, e com altíssima autonomia de bateria; bem diferente do cenário inicial das fitas cassetes, que tinham pouquíssimo espaço para músicas.
Os games nunca mais foram os mesmos depois da série PlayStation (1994)
No começo da década de 90, o mercado de games era dominado por duas empresas: A Sega, com o Mega Drive e o Saturn; e a Nintendo, que tinha o Nintendo (NES) e o Super Nintendo (SNES). Mas mesmo com esse cenário disputado, a Sony se propôs a lançar seu próprio videogame, anunciado no dia 3 de dezembro de 1994 aquele que seria um divisor de águas no mercado de games: o PlayStation.
As origens do Playstation, no entanto, remontam à década anterior: o projeto começou em 1986.
A Sony e a Nintendo fizeram um projeto conjunto para lançar uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. O projeto foi anunciado em 1991 na Consumer Electronic Show, porém, um dia depois, a Nintendo quebrou a parceria e continuou o projeto com a Philips.
Depois dessa separação, digamos que o presidente da Sony, Norio Ohga, ficou bem “chateado” com a quebra da parceria, e após algumas negociações com o comitê executivo, o projeto foi transferiu para a Sony Music que, mais tarde, formou a Sony Computer Entertainment Inc. (que atualmente cuida do PlayStation).
O primeiro PlayStation vendeu cerca de 103 milhões de unidades, incluindo as vendas do PlayStation One. Além disso, foram registrados 7.978 títulos lançados só para este console - recorde absoluto na época.
Depois de todo o sucesso, a Sony lançou a segunda geração do seu console, o Playstation 2, que apareceu no mercado em maio de 2000. O console iria concorrer com o Game Cube da Nintendo, o Dreamcast da Sega e o XBox da Microsoft.
O sucesso do Playstation 2 foi tão grande que o console vendeu mais de 148 milhões de unidades, sendo o único videogame a superar o recorde do seu antecessor. Uma das inovações introduzidas na nova versão foi o controle Dual Shock, que tremia dependendo das interações com os games.
Depois dele, o último videogame lançado pela Sony foi o PlayStation 3, que compete diretamente com o XBox 360 da Microsoft.
Para o PlayStation 3 houve um investimento muito pesado em tecnologia, trazendo games em alta resolução, leitura de discos Blu-Ray e armazenamento de dados em HD. Outro ponto inovador foi a possibilidade dos gamers jogarem on-line em uma rede unificada, a Playstation Network, por onde também era possível comprar games e expansões aos seus títulos originais.
Além dessas novidades, foi lançado também o controle Move, para que os jogadores tivessem uma experiência de movimento semelhante a do Nintendo Wii. Porém, com a competição feroz com o XBox 360 e o Nintendo Wii, o PlayStation 3 vendeu apenas 50 milhões de unidades.
Filmes em Alta definição? Assista em Blu-Ray (2006)
O mercado de filmes estava bem aquecido com as vendas de DVDs ao redor do mundo, mas as empresas trabalhavam para lançar um novo disco que pudesse armazenasse mais informações. Desde modo, conseguiriam exibir filmes com uma maior qualidade de imagem e som. E neste briga, surgiu como alternativa o Blu-Ray.
A Sony e outras empresas formaram um consórcio chamado Blu-Ray Association, com o intuito de divulgar a nova mídia. Ele seria um disco capaz de armazenar até 50 GB de dados, cerca de 10 vezes mais do que o DVD.
Nesse início, o Blu-Ray tinha um competidor feroz: o disco HD-DVD, que era produzido por um consórcio de empresas lideradas pela também japonesa Toshiba. Mas nesta guerra dos formatos, o Blu-Ray acabou vencendo a batalha em fevereiro de 2008, quando a Toshiba anunciou que descontinuaria a produção de seus HD-DVDs.
Um dos motivos que levou a vitória do Blu-Ray em relação ao HD-DVD foi o lançamento do PlayStation 3 pela Sony. Com um vídeo-game desejado por muitos e com um preço menor do que a maioria dos HD-DVD players do mercado, a Sony conseguiu em uma tacada só conquistar os amantes de filmes e games que procuravam experiências em alta resolução.
O nome Blu-Ray, para quem não sabe, vem do laser de cor azul que faz a leitura do disco, sendo o nome literalmente “Disco Azul”. Mas o "Blu" é diferente do "Blue", em inglês, referente à azul. Mas isso só aconteceu porque em alguns países não é permitido registrar um nome comum, e por isso foi necessário criar um nome diferenciado para o disco.
Com certeza as criações da Sony nos marcaram ao longo do tempo e esperamos que as novas criações nos tragam muitos benefícios. E você leitor, que produtos da Sony você usa ou já usou?
fonte: techtudo
Postar um comentário